Logo UFg
Entenda a avaliação

Entenda como funciona a Avaliação do Docente

Quer saber o que acontece após a avaliação do docente pelo discente? Confira!

Se você estuda na Universidade Federal de Goiás, todo semestre você é solicitado a avaliar os seus professores (avaliação conhecida como Avaliação do Desempenho Didático do Docente pelo Discente). Mas afinal, para que serve essa avaliação e o que é feito com as notas que são atribuídas aos professores?

Para responder a esta pergunta, primeiramente precisamos explicar o papel da CAVI (Comissão de Avaliação Institucional), que coordena todo o processo. A CAVI tem como missão realizar a avaliação da UFG em diversos aspectos, considerando desde a infraestrutura física até a percepção do mercado de trabalho sobre profissionais formados pela nossa Universidade.

Por esta razão, a CAVI realiza diversas avaliações com o intuito de obter indicadores e estes indicadores são utilizados pela Reitoria, Pró-reitorias, Diretorias de Unidades Acadêmicas e Coordenações de curso, para desencadear ações de melhorias.

Agora que conhecemos as atribuições da CAVI, vamos às dúvidas sobre a Avaliação do Desempenho Didático do Docente pelo Discente:

1. A CAVI aplica alguma punição ao professor(a) que alcança baixos índices na avaliação?
Resposta: Não. É importante esclarecer que a CAVI não tem como objetivo aplicar qualquer tipo de punição a professores(as) que tiveram baixo índice de desempenho nas avaliações dos estudantes. O(a) professor(a) tem acesso a sua nota e pode utilizar a avaliação para identificar as suas potencialidades e fragilidades.

2. O(a) professor(a) também avalia a turma para qual ministrou aula?
Resposta: Sim. Esta é a novidade do processo de 2016, agora o(a) professor(a) também pode avaliar a turma para qual ministrou aula.

3. O professor identifica qual aluno(a) atribuiu nota para ele?
Resposta: Não. Todo o processo é sigiloso, o(a) professor(a) não identifica qual estudante o avaliou.

4. O que é feito com as notas atribuídas a(o) professor(a)?
Resposta: Como mencionado anteriormente, o(a) professor(a) pode utilizar os resultados da avaliação para identificar as suas potencialidades e fragilidades e, desse modo, melhorar o seu desempenho didático.

Além do(a) professor(a), a coordenação de curso e a direção também tem conhecimento da nota de seus(suas) professores(as). Finalmente, apesar da avaliação não acarretar em algum tipo de ação direta, os índices obtidos pelo docente são considerados no processo de avaliação de estágio probatório do(a) professor(a) e nos processos de progressão/promoção na carreira docente.

5. O que acontece com a avaliação da turma pelo(a) professor(a)?
Resposta: Da mesma forma que a avaliação do docente, a avaliação da turma permite que a coordenação do curso conheça melhor o perfil dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de ações que visam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Assista ao vídeo:

Fonte : CAVI